blog mãe decora novidades, dicas e informações divertidas sobre o mundo divertido das festas.

Curiosidades

15 de julho de

Você sabe de onde surgiu o costume de celebrar os aniversários?

Você sabe de onde surgiu o costume de celebrar os aniversários?

Comemorar o nosso aniversário e o de outras pessoas a nossa volta é um hábito tão comum que até parece que os aniversários sempre aconteceram, não é mesmo?! Porém, a festa que celebra o dia do nascimento nem sempre existiu e em determinados momentos da história chegou até a ser um privilégio apenas da nobreza.

Mas tudo começou em uma época em que as civilizações não conseguiam marcar o tempo com exatidão. Isso impedia que elas registrassem o dia do nascimento das pessoas, a não ser que pudessem contar com a ajuda da lua, do sol ou de algum acontecimento importante para recordar. Logicamente, eles sabiam que as pessoas envelheciam com o passar do tempo, mas não existia nenhum tipo de marco para diferentes fases da vida.

Foi então que os antigos começaram a entender as fases da lua e prestar a atenção nas mudanças das estações e no ciclo que tudo isso formava. A partir da percepção desses eventos, os povos desenvolveram a noção do tempo e é então que começa a história dos aniversários.

Historiadores e pesquisadores do assunto sugerem que a celebração do aniversário começou como uma forma de proteção. Isso porque os povos pagãos acreditavam que espíritos malignos ameaçavam as pessoas quando elas passavam por uma grande mudança na vida, como completar mais um ano. Para proteger o aniversariante desse mal, a família e os amigos se reuniam para desejar coisas boas e trazer bons pensamentos.

Provavelmente foi nessa época que também surgiu o costume de presentear as pessoas e assoprar velas. Os presentes seriam mais uma maneira de trazer desejos bons e afastar os espíritos. Já as velas (e, eventualmente, tochas que também eram acesas) representariam um sinal ou uma oração para as divindades. Fazer um pedido e soprar a vela significava mandar um sinal para os céus.

 

Se gostou, compartilhe!!!

Conheça os temas Mãe Decora, clique aqui e alugue já!

sobre Nós

A Mãe Decora foi criada para você,
que aprecia uma bela decoração, mas
que não tem tempo para escolher todos os detalhes. Somos uma empresa de locação de objetos para você decorar a mesa principal de seu evento.

Nosso objetivo é ajudar as mães, avós, tias-corujas, amigas... enfim, toda pessoa que adora planejar e montar a decoração das festas de aniversário das crianças...
Tudo isso sem corre-corre, sem sair de casa, basta um clique!

calcule a sua festa

Está com dúvidas de como definir quantos itens para sua festa ? Clique aqui e acesse!

arquivo

Fale Conosco

11 97061-0515
@maedecorasp

Somos uma loja virtual. Nosso acervo está localizado em São Paulo - Bairro Alto da Lapa. CNPJ: 22.961.855/0001-11.

Copyright 2018 © Todos os direitos reservados